É com muita alegria que compartilhamos com toda a comunidade viverdiana que nossa escola está como piloto no processo de certificação @ecoescolas_brasil 🌱🍃

Sobre o Programa Eco-Escolas
Com mais de 21 anos de existência, o Programa Eco-Escolas foi desenvolvido pela FEE (Foundation for Environmental Education), uma organização europeia formada por uma rede de instituições ao redor do mundo, cada uma operando em seu país de origem, que promove o desenvolvimento sustentável através da educação ambiental.

No Brasil, o Eco-Escolas iniciou em 2008 através do operador nacional IAR (Instituto Ambientes em Rede). O Programa objetiva incentivar e capacitar os alunos e professores a criar ações em suas escolas através de uma abordagem holística e participativa, combinando aprendizagem com gestão e proporcionando assim um método eficaz para a melhoria ambiental da escola, despertando consciência das questões atuais, sensibilização e comportamentos adequados.

Através de metodologia dirigida, a escola envolve seus jovens nos processos e ações onde é possível, ao longo do tempo, observar os resultados pelos próprios alunos. Ao mesmo tempo em que abrange diferentes aspectos do desenvolvimento sustentável e constrói laços com a comunidade, o Programa estende a aprendizagem para além da sala de aula e desenvolve atitudes responsáveis e compromisso, tanto em casa como em toda a comunidade.

Um grande diferencial é que, ao ingressar no Programa, a escola passa a ter acesso à rede internacional Eco-Escolas onde poderá trocar experiências e informações com outras escolas ao redor do mundo. A implementação do Programa com sucesso conferirá à escola a premiação “Bandeira Verde”, ou seja, o reconhecimento de uma gestão ambiental e sustentável coerente e com qualidade! O Programa Eco-Escolas fornece um sistema integrado de gestão ambiental das escolas com base em uma abordagem ISO 14001 / EMAS. Quer saber mais: www.ecoescolas.org.br

Segundo o relatório anual FEE/2021, é um dos maiores programas internacionais sustentáveis para escolas, presente em 72 países, com cerca de 59 mil escolas inscritas e ainda com a participação de mais de 20 milhões de estudantes. Em breve, a VIVERDE também fará parte dessa enorme comunidade! 💚