Mostra Anual de Atividades 2022
Educação Infantil e Ensino Fundamental I
Minimaternal
A tessitura dos alimentos em uma alquimia poética
Apoiado na ludicidade e desenvolvimento integral da criança, buscamos no nosso cotidiano as explorações sensoriais a fim de reaproveitar os resíduos alimentares.
Devemos dar sabor ao nosso saber e ensinar as crianças a degustar as coisas.
Maternal I
Resíduos brincares: um espaço de descobertas, investigações e experiência
Por meio do brincar heurístico, no qual unimos os resíduos a imaginação de crianças tão potentes e repletas de singularidades, fomentamos a ideia da exploração e da reconexão investigativa, oferecendo algumas materialidades como um convite a exploração, a pesquisa.
Maternal II
Construções: território de invenções
A materialidade do brincar abre caminhos que alcançam o sentido do imaginar estabelecendo vínculos entre a criança e a natureza. Nesse território ela encontra a potência necessária para elaborar hipóteses, criar, interpretar e ressignificar.
Pré I
Resinhoca: resíduos que alimentam
O que fazer com os resíduos orgânicos dos lanches?
As crianças curiosas e pesquisadoras mergulharam em busca de conhecimento, investigação e transformação do resíduo orgânico em húmus, podendo acompanhar cada passo da “mágica” que é ver os restos alimentares se transformando em alimento para as minhocas e em adubo.
Pré II
Frutas, sementes, cascas e folhas: uma árvore e muitos resíduos
As crianças tem em sua essência o potencial imaginário e investigativo aflorado em suas vivências. Mergulhado no projeto anual Resíduos, nossos pequenos tornaram-se protagonistas de narrativas incríveis sobre as árvores frutíferas de nossa escola. Observação das árvores do nosso quintal, análise das frutas, exploração das sementes, plantio de mudas e os cuidados com os diferentes resíduos que uma árvore pode gerar, foram a mão na massa para suprir as dúvidas da turma ao longo do desenvolvimento do projeto.
Confira:
1º ano
Sucatário: espaço de transformação e imaginação
Ao observar a relação das crianças e adultos com os resíduos constatamos a relevância e a potencialidade expressiva dos materiais. Ele como organismo vivo, objeto de pesquisa, recurso educativo e criativo, revelando a essência transformadora e criadora do ser humano. Assim surgiu o projeto sucatário.
2º ano
Atitude e Empatia: junte, ajude e transforme.
Os alunos dos 2os anos engajaram-se em um projeto desafiador, reciclar o alumínio e transformá-lo em uma cadeira de rodas – pesquisar, repensar, projetar: tudo depende de como enxergamos o mundo, de como o sentimos e de como podemos transformá-lo.
Todos abraçaram a causa, tornando visível aos nossos olhos, coletar os lacres e transformar vidas.
Combinar resíduo e solidariedade é incrível.
3º ano
Lancheira resíduo zero: um apelo sincero.
O projeto surgiu do incômodo da turma com a quantidade de resíduos acumulados nos espaços da escola. Isso gerou um desconforto enorme: muitos resíduos trazidos no lanche que quando descartados, nem sempre íam parar nos locais corretos. Assim surgiu a ideia de reduzir os resíduos por meio de campanhas de conscientização. Lancheira lixo zero.
4º ano
Ribeirão do Agudo: pequenas ações, grandes resultados.
O passeio pelo rio, no quintal da nossa escola, oportunizou muito aprendizado, despertou a curiosidade e gerou grandes descobertas. Reconstruíram a mata ciliar, construíram a eco barreira, fizeram um biodigestor, estudos do meio.
O projeto proporcionou conscientização e aprendizado sobre os cuidados que devemos ter com a natureza.
Seja responsável pelo seu resíduo. A natureza é a nossa maior riqueza.
5º ano
Redescobrindo os segredos do jardim. O jardim secreto.
Observando o jardim secreto por meio do nosso olhar, fotografamos o que era interessante e especial.
Ideias surgiram para reviver o jardim secreto. Nos dividimos em grupos e cada um se interessou por um elemento: estação de tratamento de esgoto e bananeiras, bambus, pneus, plantas repelentes, casinha de abelha, jardim do mel.
Tudo foi transformado e ficou um lugar vivo e incrível.
Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Bilíngue
6º ano
Resíduo – a busca de um novo estilo
7° ano
Como a pandemia afetou o MEIO AMBIENTE? Que mundo queremos APÓS a pandemia? Como podemos diminuir o impacto de resíduos e rejeitos no
MEIO AMBIENTE?
8º ano
Por meio do Poema “O Bicho” de Manuel Bandeira, algumas obras de Vik Muniz e Bordalo II, vídeos, textos e música foi realizada a sensibilização com os alunos acerca do tema: Resíduos.
9º ano
O que os olhos não veem
Ensino Médio - NIC
Bilíngue
Keep the playground beautiful